Fórum CoopClima ocorre na Baixada Santista e discute políticas públicas de ação climática

Entre os dias 26 e 28 de junho, o Instituto Ação Climática participou do Fórum CoopClima, evento realizado pelo Município de São Vicente. O evento integra o projeto “Co-Planejamento para Justiça Climática no município de São Vicente”, iniciativa conjunta entre Prefeitura de São Vicente, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).  

A programação contou apresentações e debates, envolvendo pesquisadores, acadêmicos, autoridades municipais e estaduais, que tinham por objetivo desenvolver políticas públicas de ação climática, promovendo a co-criação com a comunidade local, integrando evidências científicas para apoiar a tomada de decisões. De acordo com Mário Bueno, Secretário Adjunto de Meio Ambiente de São Vicente, “o fórum vem para abrir diálogo de ideias entre Sociedade Civil, universidades e órgãos públicos multiníveis para debater as ações desenvolvidas em relação às mudanças climáticas”. 

O Diretor Executivo do Instituto, Gabriel Mantelli, integrou a Mesa de Abertura que tinha como tema a cooperação climática, em que foram debatidas as negociações globais das Conferências das Partes (COPs) e os avanços da litigância climática. “Alinhar as expectativas e oportunidades globais com as necessidades e demandas dos territórios é chave fundamental para o cumprimento do Acordo de Paris”, destacou em sua fala.  

Outras mesas tiveram como tema “Diálogos Inter federativos pela Justiça Climática: Municípios, Estado e União” e “Liderança em foco: diálogos com os Conselhos Municipais”. O evento também contou com parte prática a partir da realização do “Workshop Justiça Climática”. 

A participação na Mesa de Abertura e em debates sobre cooperação climática e litigância permitiu ao Instituto compartilhar saberes e experiências, contribuindo para a discussão sobre avanços na área e promovendo soluções baseadas em evidências. O evento proporcionou uma plataforma para o Instituto reforçar sua missão e visibilidade, destacando o trabalho realizado em prol da justiça climática e demonstrando seu papel ativo em iniciativas relevantes para a mitigação das mudanças climáticas. O Fórum também permitiu compreender melhor as dinâmicas locais e regionais, o que é crucial para a adaptação e aprimoramento das estratégias de ação climática em diferentes contextos. 

O Instituto Ação Climática ressalta seu compromisso na busca da justiça climática e defende que ações locais municipais são de fundamental importância para o enfrentamento das mudanças climáticas. 

Compartilhe esta publicação